A gravata é um elemento importantíssimo dos trajes sociais. Disponibilizada em diversos estilos e uma verdadeira infinidade de padrões e desenhos, quando bem utilizada a peça tem o poder de transformar o look, alternando entre os mais formais e sérios aos mais descontraídos. Para lhe ajudar a fazer boas escolhas e se aventurar em novos estilos e padronagens de gravatas, criamos este pequeno guia. Vem conferir com a gente!
Estilos de gravatas
Clássica ou regular
O estilo clássico ou regular de gravata é exatamente o que nome sugere, aquele modelo de ponta mais larga que geralmente acompanha trajes mais tradicionais, já que a gravata deve seguir a espessura da lapela do paletó. É um dos estilos mais comuns, que perdeu um pouco da popularidade com a chegada da gravata slim, mas ainda é o preferido de muitos homens.
Slim
O estilo slim chegou para trazer um visual mais moderno à gravata clássica. Trata-se de uma versão mais estreita que a tradicional, perfeita para acompanhar as novas modelagens de ternos e costumes. O modelo se popularizou rapidamente e é um dos mais utilizados atualmente.
Borboleta
Com origem bastante tradicional, o estilo borboleta era um dos mais sofisticados, sempre utilizado na cor preta. Com o passar dos anos, a peça foi ganhando novos tons e padronagens, recebendo um aspecto mais descontraído. Sendo assim, pode ser utilizada em ambas situações e é sempre um elemento de muito bom gosto.
Padronagens de gravatas
Falso liso
A padronagem falso liso é uma das mais neutras e clássicas, além de ser muito sofisticada. Ela é caracterizada pela própria trama do tecido, normalmente jacquard, que estabelece desenhos revelados conforme a luz. São ótimas para eventos formais que exigem mais seriedade.
Xadrez
Entre as padronagens mais populares, o xadrez é uma ótima opção para trazer um pouco de descontração ao visual, sem perder a seriedade necessária aos looks de trabalho e eventos formais. Você pode ponderar entre formal e informal, escolhendo dentre as diversas possibilidades de desenho que o xadrez oferece.
Listras
Outro clássico do universo de trajes sociais, o estilo listrado é ótimo para compor o visual do dia a dia. Funcionando da mesma forma que o xadrez, as listras trazem certa descontração sem perder a formalidade. Opte por cores mais sóbrias se quiser manter seriedade ou escolha tons mais vibrantes para ter mais descontração.
Paisley
O desenho Paisley, versão escocesa da estampa cashmere, é caracterizado pelo formato de gotas decoradas e ornamentais. O estilo combina com quem gosta de um visual mais vintage, pode ser mais discreto ou mais marcante, dependendo das cores escolhidas. O modelo é ótimo para eventos.
Poá
O conhecidíssimo padrão poá também fica muito bem nas gravatas. O estilo entrega um visual mais descontraído, mas ainda pode ser utilizado em situações mais formais quando escolhido em versão micro. Disponível em diversas cores, o modelo é uma ótima opção para o visual de trabalho.
Florais
Alegres e descontraídas, as gravatas em desenho floral são perfeitas para eventos sociais como casamentos, aniversários, inaugurações, entre outros. O modelo é atrelado à modernidade e à leveza, com o poder de transformar a seriedade dos ternos e costumes, trazendo uma nova concepção para o traje social.
Confira mais em nossos perfis no Instagram @bredaalfaiataria e @angelobertoni.oficial.