Skip to main content

Uma das maiores preocupações quando vamos viajar é com as roupas, que podem e, normalmente, ficam amassadas. E com as restrições aéreas sobre tamanho e peso das malas, nem se cogita levar o ferro de passar roupas. O Grupo Breda elaborou algumas dicas para você conferir e ficar por dentro de como dobrar suas camisas sem amarrotar na viagem e chegar com estilo no encontro de negócios, casamento ou formatura.

Existem basicamente duas formas de dobrar uma camisa social, a retangular e a rolinho. Podem até haver outras, mas essas são as mais comuns para quem vai viajar. Ajudam a ocupar menos espaço na bagagem e garantem a integridade das peças. O melhor é se programar e arrumar suas roupas alguns dias antes, não deixando para fazer a mala no dia ou em cima da hora. Com tempo e planejamento, pode até caber mais coisas que se pensava, aproveitando bem os espaços.

Separei as camisas, o que faço agora?

A dica é que você prepare uma superfície plana e limpa, normalmente a mesa é uma boa opção para fazer a dobra da sua seleção. Antes de começar o processo de dobra, é indicado que as camisas estejam abotoadas.

Se tiver um dobrador de roupas (conhecido também como gabarito), ajuda bastante no processo. Mas caso não o tenha, a proposta é colocar a camisa na superfície, de forma que ela fique retinha, esticada e sem dobras. Se tiver alguma dobra ou amassado durante o processo de dobragem, remova alisando o tecido.

Para uma dobra retangular (Foto 1), você pode dobrar a manga direita na vertical em direção ao centro da camisa, até chegar próximo ao colarinho, e depois dobrar a manga direita para baixo, mantendo as bordas paralelas. O mesmo processo deve ser feito com a manga esquerda. Ao dobrar a camisa na metade, você terá uma dobra retangular.

A diferença entre as dobras retangulares está na dobragem das mangas. Em uma você dobra para baixo, conforme explicação da Foto 1, e a outra você dobra as mangas verticalmente em três partes (Foto 2), como um zigue-zague, alinhando-as próximo ao colarinho. Já a dobra em forma de rolinho (Foto 3) consiste basicamente em dobrar a camisa ao meio, em seguida dobrar as mangas rente à bainha e enrolar a camisa debaixo para cima.

Cinto no colarinho ao banho quente

E uma dica genial que muitos homens já adotaram, até para não ocupar espaço na mala, é colocar o cinto ao redor do colarinho para não amassá-lo. E ao chegar ao seu destino, lembre-se de desfazer a mala e pendurar as camisas. Essa prática é bem vista por quem já é expert no assunto. E, caso o modelo esteja um pouco amarrotado, pendurar a camisa dentro do banheiro, enquanto se toma um banho quente, é uma ótima alternativa para fugir do desembaraço.

Nos siga em nossas redes sociais e confira nossos produtos: instagram.com/bredaalfaiataria | facebook.com/BredaExcelenciaEmAlfaiataria!

Leave a Reply