Voltando ao nosso conteúdo sobre a história da camisa… Você sabe quais são os materiais utilizados para fazer um tecido?
Fibras têxteis são os materiais utilizados para fazer um tecido. Este é o termo genérico para vários tipos de materiais, naturais ou não naturais que formam os elementos básicos para fins têxteis.
NATURAIS
São fibras que podem ter origem vegetal (sementes, caules, flores e folhas), animal ou mineral.
Vale destacar a fibra vegetal algodão, usada há mais de 7.000 anos como fibra têxtil e muito ligada a origem do vestuário. Suas principais características são: excelente absorção a umidade, resistente à lavagem e não amassa tanto quanto o linho. É a fibra têxtil mais versátil e consumida no mundo e também utilizada na maioria das camisas confeccionadas pelo Grupo Breda.
NÃO NATURAIS
São fibras sintéticas e artificiais de origem química. O elastano, conhecido comercialmente como Spandex, é uma fibra têxtil feita a partir do petróleo e é muito utilizada pela sua característica de esticar.
E quais são as diferenças entre os fios de algodão? Como são classificados?
Os fios são classificados pelas diferenças de espessuras: quanto maior for o seu número, mais fino ele é.
As espessuras mais comuns na camisaria são: 50.1 e 60.1.
Também são utilizados os fios: 80.1, 100.1, 120.1, etc.
Para produzir um fio bastante fino são necessárias fibras de algodão longas e de boa qualidade, portanto quanto mais fino é um fio mais caro ele é.
Além desta questão também é importante considerar que os teares trabalham muito mais quando são utilizados fios finos, com um resultado de melhor qualidade e preço mais alto.
Ainda falando de preço e qualidade, vale reforçar que não somente a espessura do fio faz a diferença no produto final, mas também o tipo de fio utilizado para fazer o tecido.