Skip to main content

Os costumes são peças que exigem determinados cuidados com a sua lavagem e o seu armazenamento. Por serem sofisticados e delicados, o seu conjunto, formado pelo paletó e pela calça social, merecem atenção para uma melhor conservação. Torcer demais ou colocá-los na máquina de lavar roupas são técnicas que devem ser desconsideradas para manter as fibras e as cores, além de evitar que as peças encolham.

Assim como lavá-los com frequência também pode vir a danificar o tecido, que se desgasta com esse processo. A forma mais indicada é enviar o costume para uma lavanderia profissional, onde as peças são lavadas à seco. Dessa maneira, a higienização não agride muito o tecido. Outra opção é lavar em casa, com água, sabão e amaciante, porém o cuidado deve ser redobrado.

Preparamos algumas dicas e orientações para a lavagem caseira e armazenamento do seu costume. Confira!

Lavagem caseira

Se optar pela lavagem caseira, retire qualquer tipo de sujeira aparente no costume, como fiapos, poeiras ou farelos de alimentos. Opte por lavar uma peça de cada vez, o paletó ou a calça. O processo para cada um é o mesmo e é bem simples, vamos lá?

Mergulhe a peça em um balde com água fria e sabão. Não precisa deixá-la de molho. Depois que estiver molhada, utilize uma escova de cerdas macias para esfregar suavemente as manchas ou sujeiras. Normalmente, as partes que mais ficam manchadas são as axilas, punhos, colarinho e a barra da calça. Esfregue essas partes com cautela para não danificar o tecido. Enxague-a até que saia todo o sabão e faça isso quantas vezes forem necessárias.

Depois, deixe-a de molho por 30 minutos em água com amaciante. Importante que não coloque o produto diretamente sobre o tecido. Prepare o balde com água fria e dilua o amaciante antes de colocar a peça. Ao retirá-la do balde, não a torça.

A dica é retirar o excesso de água que conseguir apertando partes do costume, como mangas, pernas, cintura e outras pontas. Posteriormente, deixe-a peça pendurada em um cabide à sombra, que comporte e mantenha o seu caimento natural, evitando que fique marcada nos ombros, nas pernas ou amarrotada. E não o coloque no sol nem utilize prendedores de roupas para não marcar o tecido.

Armazenamento

Quando as peças estiverem secas, depois de conferir as mangas, pernas e suas partes internas, guarde-as no closet. O ideal é que elas tenham uma proteção em TNT para evitar que fiquem empoeiradas e possam ‘respirar’. Por isso, não utilize sacos plásticos. Cuide para não as apertar com outras roupas penduradas. E use repelentes como lavanda, cedro ou cravo-da-índia para prevenir o aparecimento de traças ou outros insetos. Não os deixe em contato direto com o costume, sempre os coloque em um saquinho de pano para evitar que a roupa fique manchada.

E sempre que for usar o costume, retire-o antes do armário e deixe-o respirar por um tempinho para que ele possa ventilar. Esse processo de deixá-lo respirar também deve ser adotado quando for usado, ou seja, nunca o coloque direto no closet, deixependurado de preferência de um dia para o outro em um local arejado e à sombra.

Caso precise passar o costume, para desamarrotar alguma parte, a orientação é passá-lo do lado avesso e utilizar um pano limpo entre o ferro e o tecido, começando pelos punhos em direção aos ombros e das pontas das pernas em direção à cintura. A prática de pendurá-lo durante um banho quente, não perto do chuveiro, também ajuda a desamassar e a desodorizar o costume. O vapor quente ajuda nesse processo, assim como um steamer (conhecido como ferro a vapor).

Nos siga em nossas redes sociais: instagram.com/bredaalfaiataria | facebook.com/BredaExcelenciaEmAlfaiataria!

Leave a Reply